top of page
Foto do escritorInês Marques

10 Mandamentos da Adaptação à escola

«Estava a dar uma “volta” nos documentos de há 3 e 6 anos atrás [gosto de dar uma espreitadela ao trabalho realizado mas raramente faço igual 😉] e encontrei estes conselhos para quem vai regressar à escola ou ao infantário.»

Escrevi isto há 3 anos e senti necessidade de partilhar com vocês.



A transição para um novo ciclo educativo é um momento marcante na vida da criança e pode trazer uma mistura de expectativas, ansiedades e excitação. É fundamental que os adultos, sejam pais, educadores ou cuidadores, estejam atentos às necessidades emocionais de cada criança durante este período de adaptação. 

Aquelas que se mostram mais entusiasmadas provavelmente estão ansiosas para descobrir novas experiências e fazer novos amigos. Por outro lado, as crianças que apresentam resistência podem sentir-se inseguras em relação ao desconhecido. Nesses casos, é importante oferecer suporte e encorajamento, ajudando-as a expressar os seus sentimentos e preocupações. 

É natural que os adultos se sintam ansiosos, pois desejam que os filhos tenham uma experiência positiva. Essa ansiedade pode ser transmitida de forma involuntária, e é importante que os pais se esforcem para mostrar uma atitude positiva e encorajadora. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar nesse processo de adaptação: 


  1. Transmite confiança ao teu filho e explica-lhe que o vais buscar no final do dia; 

  1. Evita demonstrar o teu nervosismo com a alteração de rotinas pois a criança irá percebê-lo. Estabelecer uma rotina clara pode ajudar a criança a sentir-se mais segura;

  1. Não promovas despedidas muito demoradas. Não proteles a saída com mais um abraço, mais um beijinho e mais uma espreitadela porque ele ficou a chorar, isto fará com que a birra se alongue mais. A equipa educativa consolará a criança e ela já se sentirá melhor; 

  1. Prepara tudo com antecedência (a escolha da roupa, a mochila, a lancheira), de preferência de véspera, para que as primeiras horas da manhã não sejam stressantes; 

  1. Mostra interesse pelo dia a dia do teu filho; 

  1. Se possível, a criança deverá entrar na sala a pé, em vez de trazê-la ao colo. Isto ajudará na hora da separação; 

  1.  O cumprimento do horário de entrada é fundamental para que a Educadora/Equipa educativa disponha de tempo para receber a criança;  

  1. É igualmente importante que não saias às escondidas. Despedir-se dos nossos filhos poderá ser complicado ou mesmo dramático, mas a pouco e pouco a criança vai aprendendo a controlar-se. Se sais às escondidas, estás a negar à criança a possibilidade de adquirir esse controlo, ao mesmo tempo que a tornas desconfiada. 

  1. Nos primeiros dias, se tiveres oportunidade, não deixes o teu filho cumprir o horário completo, deixa-o apenas umas horas. Vai buscá-lo mais cedo, fala sobre a escola e pergunte-lhe o que fez; 

  1. Quando fores buscá-lo mostra-te tranquila e feliz pois tem razões para isso. O teu filho vivenciou experiencias que só o dia a dia da creche/pré-escolar/escola/Atl lhe pode proporcionar para crescer de forma harmoniosa, saudável e feliz. 


A adaptação à escola e ao infantário é, de fato, um momento significativo na vida das crianças, repleto de emoções e novas experiências. Essa transição pode ser marcada por sentimentos de excitação, medo e ansiedade, tanto para os pequenos quanto para os pais.  

Lembra-te de que cada criança é única e o tempo de adaptação pode variar. A empatia e o apoio contínuo são essenciais para ajudá-la a navegar nesta nova fase de forma saudável e positiva. 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page